Daily advice to travellers concerned about the impacts of coronavirus

Informações atualizadas sobre o novo coronavírus (COVID-19) para nossos passageiros de trem - Última atualização em 26 de março de 2020, com atualizações diárias de segunda a sexta-feira.

Na Rail Europe preocupamo-nos com a saúde, segurança e satisfação de nossos clientes. Estamos tentando processar todos os reembolsos o mais rápido possível e manter o serviço de excelência que sempre prometemos na Rail Europe. No entanto, pedimos que aguardem um pouco mais, pois estamos todos trabalhando em condições muito diferentes do normal.

A Europa passou a ser o epicentro oficial da pandemia do coronavírus. Como a nossa sede da Rail Europe está localizada em Paris, muitas de nossas equipes estão trabalhando a partir de casa, cumprindo as recomendações governamentais. No momento, nossa principal preocupação é preservar a saúde dos nossos colaboradores e comunidades locais. Se isso significa que nosso apoio ao cliente ficou um pouco mais lento, esperamos que entenda.

Recomendamos que envie seus pedidos de reembolso para que possamos adicioná-los à nossa lista. No entanto, se sua viagem estiver programada para depois de abril, pedimos que aguarde um pouco mais para que possamos dar prioridade às viagens que se realizariam antes dessa data. Prometemos que efetuaremos todos os reembolsos logo que seja possível.

Devemos viajar no momento?

As companhias ferroviárias continuam operando na Europa, no entanto, algumas autoridades governamentais exigem que você tenha um motivo de emergência válido para viajar. Se tiver, você precisará documentação específica para poder viajar. Por favor, consulte informações nos sites do governo antes de sua partida.

Já fiz a reserva e não quero viajar. Consigo obter um reembolso?

Isso depende muito da operadora de trens com a qual foi feita a reserva. A Italo e a Eurostar, por exemplo, não oferecem nenhum reembolso excepcional além da sua política padrão. 
As políticas das operadoras de trens são alteradas regularmente e atualizaremos os detalhes abaixo assim que tivermos informações. Se sua operadora de trens não estiver listada abaixo, ela ainda não oferece uma política de reembolso com base no novo coronavírus, mas seus termos e condições normais serão aplicados. Na maior parte dos casos, podemos ajudar a reivindicar reembolsos através da Rail Europe - fornecemos todos os links relevantes abaixo. 

Trens SNCF (incluindo TGV Lyria)

Serão oferecidos reembolsos integrais ou trocas para todos os clientes que quiserem adiar ou cancelar suas viagens em um trem TGV, Intercité ou TER. Isto é válido para viagens até 30 de abril de 2020, e abrange também o TGV França-Alemanha, TGV França-Suíça, TGV França-Espanha e TGV França-Itália. 

Você pode solicitar um reembolso integral antes da data de partida acessando sua conta da Rail Europe. Após a data de partida programada, o pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato.

Trens Deutsche Bahn

Reembolsos integrais ou trocas para todos os clientes que queiram desistir. Válido para todas as viagens até 30 de abril de 2020, desde que as passagens tenham sido reservadas até 13 de março de 2020. O pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato.

Trens Eurostar

A Eurostar oferece uma troca gratuita de todas as passagens por um voucher, para viagens entre 13 de março e 01 de junho de 2020. Os vouchers devem ser usados até 30 de setembro de 2020, para viagens até 31 de março de 2021. Você pode fazer a sua solicitação diretamente no site da Eurostar .

Trens UK

Passagens fora do horário de pico e de utilização em qualquer horário para todas as viagens para o Reino Unido podem ser reembolsadas sem custo adicional. As passagens antecipadas não reembolsáveis podem ser trocadas sem custo se o pedido for feito antes da data de partida programada. Válido para viagens até 30 de abril de 2020. O pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato.

Trens Italo

A Italo oferece uma troca gratuita de todas as passagens para viagens até 03 de abril de 2020, por um voucher válido por um ano. Você pode fazer a sua solicitação no site da Italo, que o leva diretamente ao formulário de reivindicação. Selecione a categoria “Reembolso por emergência de saúde pública 2020”.

Trens Trenitalia

São oferecidos reembolsos integrais para viagens até 03 de abril de 2020 reservadas na Trenitalia, incluindo trens Eurocity Itália-Suíça. O pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato. 

Trens Thello

Reembolsos integrais estão sendo oferecidos para todos os passageiros em trens Thello entre Paris e Veneza, para viagens entre 10 de março e 30 de abril de 2020; para trens entre Veneza e Paris, de 09 de março a 30 de abril de 2020; e para todos os trens entre Marselha-Nice-Milão entre 10 de março e 30 de abril de 2020. O pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato.

Trens Renfe

Reembolsos integrais ou trocas para todos os clientes que queiram desistir das viagens. Válido para todas as viagens até 28 de março de 2020. A troca ou o cancelamento de passagens deve ser feito antes das datas das viagens. O pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato.

Swiss Travel System (STS)

As passagens são integralmente reembolsáveis se o cancelamento for feito até um dia antes do primeiro dia de viagem. Todas as outras solicitações serão tratadas caso a caso. O pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato.

OBB

Reembolsos integrais para todas as viagens de e para a Itália, para todos os clientes, válidos até 30 de abril de 2020. O pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato.

Trens Thalys

Todas as passagens da Thalys para viagens de 10 de março a 30 de abril podem ser trocadas ou reembolsadas sem custo adicional. Isso será válido por até 2 semanas após a data original da viagem. Todas as passagens para viagens em maio e junho de 2020 também podem ser trocadas ou reembolsadas, sem custo extra, até 30 dias antes da partida. O pedido pode ser feito pelo site em Ajuda/Entre em contato.

Passes Eurail

Se preferir uma troca, todas as passagens que tenham sido compradas em ou depois de 01 de junho de 2019 receberão uma extensão de validade de seis meses. Os reembolsos integrais estão sendo oferecidos na forma de passes Eurail (sem promoção). Os viajantes que compraram uma passagem com preço promocional têm direito a um reembolso de 85%. Você pode solicitar reembolso em Ajuda/Entre em contato conosco no site. 

Todos os trens europeus estão sendo cancelados devido à pandemia do novo coronavírus?

Como consequência da pandemia do novo coronavírus, as operadoras de trens europeias estão atualizando seus serviços de trem a toda a hora. Muitos serviços estão sendo cancelados, por vezes no último minuto. Por favor, verifique as atualizações dos horários no site da operadora de trens.

Estarei segurado para viagens pela Europa no momento?

Observe que qualquer pessoa que decida viajar para uma região, indo contra as recomendações do seu governo, está arriscada a invalidar seu seguro de viagem. Aconselhamos verificar com sua empresa de seguro de viagens quanto a quaisquer termos e condições específicas antes de viajar.

Prezados clientes, agradecemos muito pela sua paciência à medida que continuamos a informar e esperamos tê-los tranquilizado.

Suporte ao Cliente Rail Europe