TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS PARA O USO DAS FOTOS DE INSTAGRAM NO MURAL SOCIAL

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS PARA O USO DAS FOTOS DE INSTAGRAM NO MURAL SOCIAL

O mural social da Rail Europe é o mural digital da empresa, onde algumas fotos do Instagram são publicadas após autorização de seus autores e análise de moderadores.

1. Publiquei uma foto no Instagram com a hashtag #RAILEUROPE, e a Rail Europe gostaria de usá-la. O que acontece agora?

Continuo sendo o titular dos direitos da minha foto. Minha foto não será usada pela Rail Europe sem meu consentimento expresso e explícito. A Rail Europe pedirá minha permissão para usar a foto e, nessa ocasião, poderei consentir ou não.
Se a Rail Europe quiser usar minha foto, receberei este comentário da conta do Instagram da Rail Europe (@raileurope) diretamente na minha foto:

raileurope Ótima foto, @auberisotto, adoraríamos publicá-la em nosso website! Caso você seja maior de idade e concorde [---], pedimos que nos responda com a hashtag #OKRAILEUROPE. Até breve!

Tenho as seguintes opções:

  • Não desejo que minha foto seja usada no website da Rail Europe e, nesse caso, posso: * Ignorar a solicitação da Rail Europe e simplesmente não responder ao comentário * Informar a Rail Europe que não desejo que minha foto seja usada no momento. Não é nada pessoal!
  • Vou adorar se minha foto for usada no website da Rail Europe, e nesse caso: * Posso responder ao comentário da Rail Europe, avisando que vou adorar se minha foto for usada. Em minha resposta, vincularei a conta da Rail Europe (tag) para ter certeza de que meu comentário será visualizado (@raileurope) e também usarei a hashtag #OKRAILEUROPE para lhes conceder permissão integral.

2. Já dei permissão para a Rail Europe usar minha foto do Instagram no website da Rail Europe. O que isso legalmente representa para mim?

Ao responder à solicitação da Rail Europe para a publicação da minha foto por meio da hashtag #OKRAILEUROPE, associada ou não à hashtag #RAILEUROPE, permaneço como titular de meus direitos e poderei, portanto, usar a foto da forma que eu quiser, ao mesmo tempo em que:

  • Autorizo a Rail Europe 4A (empresa constituída sob a legislação francesa, com capital de 915.000 euros, registrada junto ao Registro de Comércio de Paris sob o número 401 714 993) e todas as suas subsidiárias, incluindo a Rail Europe Inc. (empresa americana, incorporada sob as Leis de Delaware, EUA), doravante referidas em conjunto como "Rail Europe", a usar minha foto, com o objetivo de disseminar e ilustrar o website [---], todas as variações desse website, bem como as redes sociais usadas pela Rail Europe (doravante em conjunto referidos como "Website");
  • Declaro que sou maior de idade e estou autorizado a conceder os direitos à Rail Europe descritos neste documento;
  • Declaro respeitar os termos e condições do Instagram;
  • Caso eu apareça em minha foto, autorizo a Rail Europe a publicar minha foto;
  • Também autorizo a Rail Europe a reproduzir em minha foto meu nome, sobrenome e pseudônimo, conforme aparecem no Instagram;
  • Caso outras pessoas apareçam em minha foto (amigos ou não), declaro que obtive seu consentimento (ou o dos representantes legais de menores) para fins de divulgação e ilustração do Website;
  • Também declaro que minha foto não prejudica direitos de terceiros;
  • Declaro que esta autorização está sendo concedida de forma gratuita, válida para o mundo inteiro, para qualquer tipo de mídia, digital ou não, por um período de 5 (cinco) anos a partir da data da primeira utilização pela Rail Europe;
  • Também estou ciente de que a Rail Europe não tem obrigação de usar minha foto.

3. Concedi à Rail Europe permissão para usar minha foto do Instagram em seu Website. Em quais páginas do website da Rail Europe posso ver minha foto?

O widget do Instagram será exibido nas diversas páginas do Website; portanto, minha foto poderá aparecer em qualquer uma dessas páginas. É mais provável que o widget do Instagram seja usado nas páginas do Website que exibem informações sobre o trajeto ou cidades, sobre sugestão de itinerários e em outras páginas do website que possuam maior apelo, embora a Rail Europe possa ativar ou desativar o widget a qualquer momento.

Aqui há alguns exemplos das páginas em que minha foto pode aparecer no Website:

  • Página inicial
  • Páginas dos trens (Eurostar, TGV, Thalys, etc.)
  • Páginas de cidades ou destinos (Paris, Marselha, Barcelona, etc.)
  • Páginas de eventos especiais (para ofertas, promoções relâmpagos, etc.)

A exibição ou forma do widget do Instagram pode variar ligeiramente de uma página para a outra, dependendo do conteúdo da página e modelos aceitos.

4. Concedi à Rail Europe permissão para usar minha foto em seu Website. Ainda posso usar minha foto?

Sim, claro. Ao usar a hashtag #OKRAILEUROPE e declarar à Rail Europe que ela pode usar minha foto, estou simplesmente autorizando a Rail Europe a exibir a foto em seu widget do Instagram em seu Website. Continuo titular de todos os direitos autorais sobre minha foto; portanto, sou livre para usá-la da forma como desejar.

5. Concedi à Rail Europe permissão para usar minha foto do Instagram em seu Website. Posso mudar de ideia?

Sim! A qualquer momento, posso solicitar a remoção de minha foto do Website, por qualquer motivo que seja, entrando em contato com a Rail Europe no seguinte endereço: customercare@raileurope.com.
A Rail Europe fará o máximo para remover a foto do widget do Instagram no Website em até 5 (cinco) dias úteis após minha solicitação escrita via e-mail – porém, o prazo pode ser maior caso a solicitação seja recebida durante ou pouco antes de feriados, ou se houver um problema no Website, ou algum evento natural inesperado, ou outro evento inesperado.

6. Concedi à Rail Europe permissão para usar minha foto do Instagram em seu Website, mas depois excluí a foto da minha conta do Instagram. O que vai acontecer agora?

Não se preocupe. Caso eu exclua uma foto da minha conta do Instagram e a Rail Europe a esteja usando em seu Website, ela desaparecerá automaticamente também da página da empresa. O widget do Instagram que a Rail Europe está usando é alimentado diretamente através do próprio app do Instagram, então quaisquer fotos removidas do Instagram também serão removidas do widget e, portanto, não mais aparecerão no Website.

Estou evidentemente ciente de que dificuldades técnicas às vezes ocorrem. Assim, se eu vir que minha foto ainda está no Website da Rail Europe mesmo após eu tê-la removido do Instagram, posso solicitar sua remoção do Website entrando em contato com a RAIL EUROPE pelo endereço a seguir: customercare@raileurope.com.

A Rail Europe fará o máximo para remover a foto do widget do Instagram no Website em até 5 (cinco) dias úteis após minha solicitação escrita via e-mail – porém, o prazo pode ser maior caso a solicitação seja recebida durante ou pouco antes de feriados, ou se houver um problema no Website, ou algum evento natural inesperado, ou outro evento inesperado.